terça-feira, 20 de abril de 2010

Um Esporte Genuinamente Brasileiro


Aproximadamente 5.000.000 de escravos foram trazidos da África para o Brasil, o trabalho praticado por eles era muito pesado, desumano, os negros trabalhavam para se alimentar. Muitos conseguiam viver no Brasil um período de 7 a 10 anos.
A maneira que os escravos tinham para se descontrair eram com as danças provenientes das tribos Africanas. Ao som do batuque africano eles criaram uma luta corpo a corpo onde existia a participação de todos na roda da "capoeira". A palavra capoeira vem de caá-poeira, vegetação rasteira encontrada em algumas partes do Brasil.
Após a Lei Áurea ser assinada em 1888, os escravos se tornaram livres, porém a capoeira não teve sua prática liberada. Existia no código penal de 1890, assinado pelo então presidente Marechal Deodoro da Fonsceca, a proibição da capoeira em todo território nacional, reforçado por decretos que impunham penas severas aos capoeristas.
Porém em 1930 a história mudou. Um homem chamado Manuel Dos Reis Machado, o "mestre bimba" levou a luta até o então presidente Getúlio Vargas, que liberou a prática da capoeira para fins folclóricos.
Em 1932 a luta começou a se popularizar e foi registrada a primeira academia,que era do "mestre bimba", localizada em Salvador na Bahia.

Curiosidades:

*O significado de capoeira no dicionário norte americano: is a fusion of martial arts and dance which originated among African slaves in colonial Brasil. It is danced in a circle to the sound of the berimbau, a percussion instrument of African origin.Opposed by the Brazilian authorities until the beginning of the twentieth century, today capoeira is regarded as national sport.

TRADUÇÃO: Capoeira é uma junção de arte marcial e de danças originadas na África e no trabalho escravo no Brasil colonial. Esta é uma dança em um círculo ao som do berimbau, instrumento de origem africana. Contrário as autoridades brasileiras no século 20, hoje capoeira é considerada um esporte nacional.






Fontes: Capoeira Mestre Bimba : www.capoeiramestrebimba.com.br

Dicionário Collins Gem

Youtube: Mestre Bimba- o Rei Da Capoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário