quinta-feira, 15 de abril de 2010

Negros Escravos


Escravidão por Henrique Muzzi

A palavra escravidão de acordo com o dicionário significa: figurado servidão; sujeição; falta de liberdade. Os escravos não eram considerados membros de uma sociedade, mas como um ser inferior e sem direitos.
Antes da dominação marítima e do conhecimento por parte dos europeus das "terras vizinhas", na África já existia escravidão. As guerras por disputa de terras das tribos que ali existiam , formavam prisioneiros sendo postos a trabalhar ou sendo vendidos pelos vencedores das batalhas.
Navegando em mares nunca antes navegados, os portugueses foram os pioneiros no contato com o povo africano.Além da busca por ouro, eles cumpriam sua missão de propagadores do cristianismo, levando missionários da igreja católica para evangelização da população que ali habitava. Os missionários tinham o argumento de estarem levando a mensagem de Cristo e a salvação eterna para todos os africanos que se tornassem escravos.
Com a descoberta da América, os africanos se sentiram ameaçados pois começavam a ser escravizados em grande número. Dessa maneira os europeus começaram a encontrar resistência das populações locais, que utilizavam flechas envenenadas. Após os primeiros anos de exploração os ataques pararam e os portugueses conseguiram encontros mais amistosos.
O comércio de escravos da África para as Américas aumentou sensivelmente pois os europeus necessitavam de mão de obra barata nas minas de ouro e nas plantações de cana de açúcar. Do século 17 ao 19 o golfo de Benin, foi uma das principais fontes de escravos para os mercadores do atlântico.
Nem sempre os escravos foram passivos e acabavam fugindo das "fazendas" onde viviam. O agrupamento de escravos fugitivos eram chamados de quilombos, podendo ter muitos ou poucos escravos. O maior quilombo da história foi o de Palmares,que teve início no séc 17 e término em 1694.
Os negros sofreram intensamente com o período da escravidão.Eram amarrados como bicho nas embarcações, bebiam agua suja,faziam suas necessidades normalmente no ambiente em que ficavam.Quando chegavam ao Brasil eram obrigados a trabalhar sem remuneração, viviam em condições sub-humanas, onde trabalhavam para poderem se alimentar.
O período de escravidão colonial durou cerca de 300 anos, teve o fim quando a Princesa Isabel sancionou uma lei abolindo a escravidão em todo mundo.Um fim não tão "justo" mas esperado por negros africanos que tanto sofreram durante muito tempo.
Fontes: Revista História da Biblioteca Nacional,março 2010
Livro: África e Brasil Africano, Marina de Mello e Souza
Imagem:
Revista História da Biblioteca Nacional,março 2010

Um comentário: